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L’Oréal: Caminho de sucesso de uma marca de cosméticos

O início da jornada da L’Oréal começou muito antes dela se tornar a marca que conhecemos hoje.

No começo do século passado, em 1907, o jovem químico Eugène Schueller, que tinha uma visão empreendedora, vendeu para cabeleireiros parisienses uma das primeiras tinturas capilares que ele formulou em seu apartamento. A partir disto, em 1909, ele fundou a Société Française des Teintures Inoffensives pour Cheveuxsurgiu, que mais tarde se tornaria a L’Oréal, marcando um sistema avançado de pesquisa e inovação a serviço da beleza.

Com uma fórmula de tintura capilar de compostos químicos inofensivos, o ambicioso Schueller consegue convencer os cabeleireiros de Paris para usar as sua colorações. Com o passar do tempo, em 1920, o pós guerra fez com que mulheres começassem a trabalhar e ficarem mais preocupadas com sua aparência, buscando formas de esconder os fios brancos que começará a aparecer. Com isso, a empresa se expandiu para a Itália, Áustria, Holanda, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Brasil.

O Eugène Schuller também foi pioneiro na publicidade, usando a fachada de um hotel para criar um anúncio gigante da loção capilar O’Cap. Em 1932, foi o primeiro a investir em um modelo novo de comunicação no rádio, transmitido de forma cantada, dando início ao formato jingle. Em 1933 ele publicou primeira revista mensal feminina dedicada à beleza e à saúde, a Votre Beauté.

Na década de 50, a L’Oréal investiu na formação de uma equipe com 100 químicos para o desenvolvimento de pesquisas de novos produtos nas áreas de tratamento capilar, dermatologia e cosmética. No final da década de 50, em 1957, Eugène Schuller morre e François Ladrilho dá um novo rumo à empresa, produzindo uma politica de aquisição orientada, para expandir as posições do grupo. A partir desta nova política, os produtos da empresa começam a ser vendidos em supermercados e lojas de cosméticos que sejam voltados para a “massa”, tornando a marca popular.

No Brasil, em 1969, aconteceu a inauguração da 1ª fábrica no país, no Rio de Janeiro, e no mesmo ano inaugura o primeiro Centro de Distribuição e passa a comercializar as principais linhas de produtos encontrados na matriz, na França.

A partir de 1980 até os dias atuais, a L’Oréal começou a adquirir diferentes marcas do ramo de produtos de beleza e assim expandir a sua área de atuação. Em 1985, L’Oréal adquiriu a licença da marca Ralph Lauren e lançou a linha de perfumes Polo masculinos e, com isso, reforçou a sua posição no segmento de perfumes de luxo. Nos próximos anos, adquiriu as marcas Vichy, Helena Rubenstein, La Roche Posay, Maybelline, Khiel’s, Redken, SoftSheen, Carson, Kiehl’s Since 1851, Matrix, Dermablend, Biomedic, Sanoflore, The Body Shop, PureOlogy, YSL Beauté, Essie Cosmetics, Clarisonic, Cadum, Vogue na Colômbia, Urban Decay e outras.

Atualmente o grupo L’ORÉAL é o maior produtor de cosméticos do mundo, possui 500 marcas, mais de 2 mil produtos em todos os setores relacionados a beleza, e está presente em mais de 130 países. Os maiores mercados da empresa são Estados Unidos, França, China, Alemanha e Itália. A empresa possui em seu portfólio 27 marcas globais com faturamento superior a €50 milhões anualmente.

A L’Oréal mostra assim a importância do registro das marcas e patentes. Tem dúvidas sobre como fazer o registro? Entre em contato com a Dorta & Dorta pelo site www.dortaedorta.com.br ou ligue (11) 3473-5334.



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