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Uma marca que virou sinônimo de produto: Gillette

Quando King Camp Gillette inventou o primeiro barbeador descartável, ele não marcou apenas seu nome na história como também transformou seu produto num sinônimo para lâmina de barbear. O insight para tamanha façanha aconteceu em uma manhã quente de 1895, quando King percebeu que para fazer a barba ele só precisava da ponta da lâmina da navalha. Daí para imaginar a fabricação de uma lâmina de aço descartável e pequena para um aparelho de barbear de longa durabilidade, foi um pulo.

Apesar disso, King só conseguiu colocar sua ideia em prática com a ajuda de William Nickerson, um engenheiro mecânico de sucesso formado no tradicional Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi ele o responsável por desenvolver a lâmina como uma camada fina de aço afiada dos dois lados, e que poderia ser usada algumas vezes e depois substituída.

Os dois não mediram esforços para colocar o produto no mercado, até que em 1901 fundaram em Boston, Massachusetts (EUA), a Gillette Safety Razor Company. Em 1903 o produto foi oficialmente lançado no mercado americano com o preço de US$ 5 pelo suporte e de US$ 1 por um pacote de 20 lâminas, inaugurando assim a era dos produtos descartáveis.

Passados mais de um século do início desta história, a Gillette virou sinônimo de aparelho de barbear descartável e possui presença em mais de 200 países. Segundo dados de 2011 da consultoria britânica InterBrand, a Gillette tem seu valor de marca avaliado em US$ 23.997 bilhões. Nada mal para um produto que surgiu do simples ato de fazer a barba, não acha?

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Fonte: Mundo das Marcas



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